quarta-feira, 25 de maio de 2011

III SBEPS - 2o dia de atividades

Caros,

Continuo a registrar aqui pequenos fragmentos da discussão de hoje no III SBEPS. Importante colocar que trago apenas um olhar frente a uma gama incrível de reflexões possíveis desencadeadas pelas falas dos palestrantes e participantes.
. Desde já, deixo o convite as pessoas que também acompanham a intensa agenda de atividades e estão aqui lendo o blog à complementarem o registro!

Participar do evento tem sido uma preciosa oportunidade de conhecer posicionamentos, pesquisas e práticas multi-institucionais (governo, universidades, ONGs, associações...) e multi-profissionais (hoje além dos debates envolvendo profissionais da saúde tivemos conversas com um urbanista).
Seguindo a proposta de lançar apenas afirmações/provocações sobre os seguintes temas da pauta do dia:
1. Pensar sobre a intra e intersetorialidade (tema do painel da manhã):
Pudemos debater sobre ações relacionadas a prevenção de acidentes e violência no trânsito e a necessidade de se discutir os impactos do crescimento econômico na saúde
Intersetorialidade exige confiança (e confiança exige tempo, recursos... não só financeiros). Intersetorialidade para dar certo exige humildade, paciência e reconhecimento.
2. Tema polêmico: Avaliação da promoção da saúde é assunto do gestor (?) (!)
3. Ficou explícita a Tensão constante entre vigor/potências de experiências de sucesso discutidas no seminário (municipios potencialmente saudáveis, mestrado em promoção da saúde, etc) vs inércia/escanteio/falta de vontade política observada em alguns contextos.
4. Em um seminário que fala sobre avaliação, é essencial pensar: avaliar o que? para que?
5. Conquistas de hoje (medidas efetivas hoje como as que são vistas na redução de acidentes de trânsito em Curitiba) dependem de investimentos ao longo do tempo.
6. Como os promotores de saúde respondem a pergunta: o que é cidade? velha bruxa que engole o cidadão ou bela donzela que nos acolhe?
7. As redes...
dão visibilidade a aspectos que ainda não são visiveis no trabalho individual,
permite a intersetorialidade
conferem identidade e ao mesmo tempo nos colocam em contato com a diversidade
permitem a interconexão virtual e presencial

Assim como no primeiro dia, foi sinalizada a necessidade de articulação entre os setores público e privado, e a sociedade civil para que os programas avancem.

Cabe pontuar o papel decisivo dos moderadores na coordenação e mediação das participações. O Seminário teve atividades mais expositivas e um tipo de seção Conversando com... na qual os moderadores deveriam promover a interlocução dos painelistas com a platéia. Esta estratégia foi muito instigante e ampliou as possibilidades de participação dos envolvidos no Seminário.

Atenção: vejam na barra ao lado vários site sugeridos, comentados no evento.

Encerro parafraseando 2 palestrantes: "Acho que a ABPS faz promoção da saúde"

* contribuição da Dra Márcia Westphal em itálico

Nenhum comentário:

Postar um comentário