terça-feira, 24 de maio de 2011

Seminário Brasileiro da Efetividade da Promoção da Saúde - SBEPS

Caros,

Estamos aqui no RJ acompanhando as atividades do III SBEPS.
Compartilho alguns registros/reflexões ou por vezes, perguntas/provocações:
1. Até que ponto as práticas da promoção da saúde efetivas, eficientes, eficazes são práticas que promovem a equidade?
2. Avaliar promoção da saúde tem relação com uma atitude prática, ativa e reflexiva que envolve muitas vezes a prática de outros, nos contextos onde esta prática acontece. Sugestão de leitura: Health promotion evaluation practice in the Americas: values and research (With Mary Hall - Ligia de Salazar* - Laurie M. Anderson - Zulmira M.A. Hartz Potvin, Louise*; McQueen, David* (Eds.)
* presentes no evento
3. Pesquisar, avaliar, monitorar, "vigiar" são ações já incorporadas na abordagem de doenças infeciosas e até de alguns fatores de risco de doenças crônicas. Como usar tais estratégias diferentes, com finalidades complementares no olhar da promoção da saúde ou da produção social da saúde?
4.Quais as competências necessárias a promotores de saúde, prestadores de serviço e gestores de serviço? Há documentos internacionais recentes (americas e europa) que discorrem sobre o tema.Atenção: este é o tema do 8o Fórum da ABPS
5.Como estimular a ação/reflexão sobre a promoção da saúde em cursos de graduação, pós-graduação e educação permanente? quais os problemas e as potencialidades?Quais os problemas sentidos nas tentativas realizadas e quais as potencialidades dos programas existentes – ensino a distância para gestores, programas de pós-graduação em promoção da Saúde e programas de extensão?
Hoje, durante a sessão de vídeos conhecemos experiências de desenvolvimento local realizados na perspectiva da Promoção da Saúde em Manguinhos - Rio de Janeiro, nos municípios Maringá, Benevides, Santa Bárbara e nas instalações do SESC. Também pudemos apresentar nosso vídeo produzido no 7o Fórum (2010).

*Contribuições da Dra Márcia Westphal em itálico

Nenhum comentário:

Postar um comentário